Carros Bem Montados

FERRARI SF90 XX STRADALE

Ferrari SF90 XX Stradale: o novo ícone da linhagem XX

A Ferrari SF90 XX Stradale é a mais recente versão especial e limitada da icônica casa de Maranello, que vai produzir apenas 799 unidades da versão cupê e outras 599 da versão conversível. A linhagem dos modelos XX sempre foi sinônimo de desempenho bruto e massivo, e muitas vezes restrito a circuitos fechados devido ao desempenho extremo. Entretanto, a SF90 XX Stradale é mais amena e civilizada, embora use o poderoso motor 4.0 V8 biturbo, auxiliado por três propulsores elétricos, sendo dois deles posicionados no eixo dianteiro e o terceiro entre o motor e a transmissão.

Neste artigo, vamos conhecer todos os detalhes da Ferrari SF90 XX Stradale, desde o seu design agressivo até o seu conjunto motriz que entrega mais de 1000 cv de potência.

Design agressivo e aerodinâmico

A Ferrari SF90 XX Stradale apresenta um visual agressivo, como era de se esperar, mas também refinado e elegante. O difusor dianteiro maior direciona o ar sob o carro para canalizar o fluxo para a parte inferior da carroceria redesenhada, proporcionando 45 kg adicionais de downforce a 250 km/h. O capô possui uma ampla saída de ar, e há um par de dutos em cada lado da frente, além de mais dois próximos ao centro.

As laterais são marcadas pelas grandes entradas de ar que alimentam os radiadores do motor e dos freios, além das saídas de ar que ajudam a reduzir a pressão nas rodas dianteiras. As portas possuem um design esculpido que remete aos modelos de competição da marca. As rodas são de liga leve forjada de 20 polegadas, com um desenho exclusivo que otimiza a refrigeração dos freios.

Na traseira, uma enorme asa fixa chama a atenção, completando o impressionante design do veículo. Ela é feita de fibra de carbono e possui um perfil aerodinâmico variável que se adapta às condições de condução, aumentando ou diminuindo o ângulo de ataque. A asa contribui com 390 kg de downforce a 250 km/h, garantindo uma estabilidade excepcional em altas velocidades.

O para-choque traseiro também é feito de fibra de carbono e possui quatro saídas de escape posicionadas nas extremidades. As lanternas são em LED e possuem um formato horizontal que se integra à asa. O vidro traseiro é termicamente isolado e permite uma visão do motor V8.

O interior da Ferrari SF90 XX Stradale é tão esportivo quanto o exterior, mas também oferece conforto e tecnologia. Os bancos são do tipo concha, revestidos em couro Alcantara e com costuras contrastantes. O volante é multifuncional e possui diversos botões e comandos, incluindo o seletor do modo de condução Manettino. O painel de instrumentos é digital e configurável, com uma tela curva de 16 polegadas que exibe todas as informações relevantes para o motorista.

O console central possui uma alavanca de câmbio inspirada nas caixas de câmbio das pistas, além de um botão giratório que permite escolher entre quatro modos híbridos: eDrive, Hybrid, Performance e Qualify. O sistema multimídia é compatível com Apple CarPlay e Android Auto, e possui uma tela sensível ao toque de 8,8 polegadas no centro do painel.

Conjunto motriz impressionante

A Ferrari SF90 XX Stradale usa um conjunto motriz híbrido plug-in que combina um motor a combustão com três motores elétricos. O motor a combustão é um 4.0 V8 biturbo que produz 797 cv de potência e 800 Nm de torque, após o uso de novos pistões, melhorias na câmara de combustão, polimento dos dutos de admissão e escape, aumento na taxa de compressão e retirada do sistema secundário de ar.

Os motores elétricos também foram atualizados, contribuindo com um total de 233 cv de potência e 315 Nm de torque. Dois deles estão posicionados no eixo dianteiro e são responsáveis pela tração nas rodas dianteiras, além de permitir uma vetorização de torque que melhora a dirigibilidade. O terceiro motor elétrico está localizado entre o motor e a transmissão, e atua como um gerador e um auxiliar de partida.

A sintonia fina desse conjunto eleva a potência total da SF90 XX Stradale para impressionantes 1030 cv, sendo o modelo mais potente já produzido pela Ferrari. A transmissão é automatizada de dupla embreagem e oito velocidades, com relações mais curtas que a versão convencional. A tração é integral e inteligente, distribuindo a força entre os dois eixos conforme a demanda.

O resultado dessa atualização no conjunto motriz permite à SF90 XX Stradale alcançar 0 a 100 km/h em incríveis 2,3 segundos, com uma velocidade máxima de 320 km/h. Além disso, o modelo pode rodar até 25 km no modo puramente elétrico, com uma velocidade máxima de 135 km/h.

A Ferrari SF90 XX Stradale também possui um sistema de suspensão adaptativa que ajusta a altura do solo em função da velocidade e do modo de condução. Os freios são de carbono-cerâmica e possuem pinças vermelhas com o logotipo XX. O sistema regenerativo dos freios permite recarregar as baterias durante as frenagens.

A Ferrari SF90 XX Stradale é um carro que combina o melhor dos dois mundos: a potência e a emoção de um motor V8 biturbo com a eficiência e a sustentabilidade de um sistema híbrido plug-in. É um carro que representa o ápice da linhagem XX da Ferrari, mas que também pode ser usado no dia a dia, graças ao seu design elegante e ao seu conforto interno. É um carro que faz jus ao legado da marca italiana, mas que também aponta para o futuro da mobilidade.

Compartilhe: 

Recomendamos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *