O Benz Patent-Motorwagen foi o primeiro automóvel da história, criado pelo alemão Karl Benz em 1886. Ele recebeu a patente número 37 435 na Alemanha, após Benz solicitar o registro em janeiro do mesmo ano. O veículo foi apresentado ao público em 3 de julho de 1886 na cidade de Mannheim, na Alemanha.
O Benz Patent-Motorwagen era um triciclo movido a gasolina, com o motor instalado na parte traseira. O veículo continha muitas invenções novas para a época, como as rodas de aço com raios e pneus de borracha sólida, o carburador evaporativo, a válvula de comando no cabeçote e o sistema de ignição por bobina. O motor era de quatro tempos, com um cilindro de 954 cc, que produzia cerca de 0,9 cv de potência a 400 rpm. O veículo tinha uma transmissão por correia simples, que variava o torque entre um disco aberto e um disco de acionamento. A direção era feita por uma cremalheira que girava a roda dianteira, sem suspensão. Na parte traseira, havia molas elípticas, um eixo rígido e tração por corrente nos dois lados. O veículo também tinha um tanque de combustível e um freio a tambor manual com sapatas de couro.
O Benz Patent-Motorwagen foi o primeiro carro a ser produzido em série, a partir de 1888. Ele também foi o primeiro carro a realizar uma viagem de longa distância, quando a esposa de Benz, Bertha Benz, dirigiu cerca de 106 km de Mannheim até Pforzheim, em agosto de 1888, para demonstrar a viabilidade do veículo. Ela foi acompanhada pelos seus dois filhos e enfrentou vários desafios pelo caminho, como abastecer o carro em uma farmácia, limpar o carburador com um alfinete e usar uma liga metálica para consertar uma corrente quebrada.
O Benz Patent-Motorwagen foi um marco na história da indústria automobilística e da mobilidade humana. Ele abriu caminho para o desenvolvimento de novos modelos e tecnologias que tornaram os carros mais seguros, confortáveis e eficientes. O veículo é considerado o pai e o inventor do automóvel moderno.
Compartilhe:
Recomendamos
Fiat Uno Cabrio
O Fiat Uno Cabrio: Uma Proposta Ousada em 2010 Em 2010, o Salão do Automóvel de São Paulo
Golf Mk2 Sema 2024
O MK2 Golf Mais Insano: Motor TT VR6 Central e Widebody Kyza Conheça o carro que redefine os
Chevrolet Equinox Turbo RS 2025
Chevrolet Equinox Turbo RS 2025: O SUV Moderno e Esportivo que Você Precisa Conhecer! Descubra tudo sobre o
Fiat 500e Giorgio Armani Collector’s Edition 2025
Fiat 500e Giorgio Armani Collector’s Edition 2025: Elegância e Sustentabilidade em Perfeita Harmonia A fusão de dois ícones
Honda S2000
Apresentamos: A Nova Área Dedicada aos Carros Modificados em Nosso Site E o novo destaque da nossa galeria
Mitsubishi lancer Evo X
Apresentamos: A Nova Área Dedicada aos Carros Modificados em Nosso Site E o novo destaque da nossa galeria