A Honda é reconhecida por criar automóveis icônicos e raros que combinam inovação e desempenho. Confira 10 modelos que marcaram sua história e são desejados por colecionadores.
Por: Daniel Cavalcante
Honda NSX-R (NA1)
Produzido entre 1992 e 1995, o NSX-R é uma versão leve e focada no desempenho do NSX. Com apenas 483 unidades, possui motor V6 3.0 e design aerodinâmico, destacando-se como um superesportivo cobiçado.
Lançado em 1997, o EK9 foi o primeiro Type R, exclusivo no Japão. Com motor 1.6 de 185 cv, chassi reforçado e diferencial LSD, menos de 16.000 unidades foram produzidas, tornando-o um ícone entre hot hatches.
O S500, de 1963, foi o segundo carro da Honda. Com motor de 531 cc, 44 cv e apenas 1.363 unidades fabricadas, o roadster compacto destacou-se por sua agilidade, engenharia inovadora e design icônico.
Carro de F1 de 1965, o RA272 venceu o GP do México, sendo o primeiro japonês a conquistar uma corrida. Equipado com motor V12 1.5, é um marco da Honda na história da Fórmula 1.
Produzido de 1997 a 2001, o Type SH inovou com o sistema ATTS para melhor desempenho. Com motor 2.2 de 200 cv e suspensão avançada, é valorizado por sua tecnologia e dirigibilidade.
Nos anos 1980, o CRX Mugen recebeu upgrades aerodinâmicos e de desempenho da preparadora Mugen. Com produção limitada, é uma versão rara e admirada pelos fãs da Honda.
O kei car Honda Beat (1991–1996) tinha motor de 656 cc e 64 cv. Compacto e ágil, apenas 33.600 unidades foram feitas, garantindo seu status como um modelo carismático e colecionável.
O Integra Type R, de 1995, é aclamado como um dos melhores carros de tração dianteira. Seu motor 1.8 de 197 cv, chassi leve e produção limitada o tornaram um esportivo lendário.
Com apenas 699 unidades, o S2000 CR, de 2008, focava no desempenho em pista. Com motor 2.2 de 237 cv, redução de peso e aerodinâmica aprimorada, é altamente valorizado.
Desenvolvido para a Super GT (2010–2013), o HSV-010 GT tinha motor V8 3.4 e nunca foi vendido ao público. É uma lenda das pistas, destacando-se pelo desempenho e design.