Diferentemente de muitos carros esportivos modernos que utilizam motores turboalimentados, o GT3 RS é conhecido por seu motor flat-six de 4.0 litros naturalmente aspirado, capaz de atingir rotações extremamente altas e entregar uma resposta de aceleração imediata.
O GT3 RS possui uma asa traseira proeminente que não apenas contribui para sua aparência agressiva, mas também gera uma quantidade significativa de downforce, melhorando a aderência e a estabilidade em altas velocidades.
Utiliza materiais leves como fibra de carbono, magnésio e alumínio em sua construção, resultando em um peso reduzido que melhora o desempenho e a manobrabilidade.
Embora seja homologado para as ruas, o GT3 RS foi desenvolvido com foco nas pistas de corrida, oferecendo um pacote de suspensão ajustável, aerodinâmica otimizada e uma experiência de direção que lembra muito a de um carro de corrida.
Além da grande asa traseira, o GT3 RS conta com diversas soluções aerodinâmicas, como entradas de ar no capô e saídas de ar atrás das rodas dianteiras, tudo para otimizar o fluxo de ar e o resfriamento dos freios.
O interior do GT3 RS é simplificado para reduzir peso e distrair menos o motorista, mas ainda oferece luxos como assentos esportivos em fibra de carbono e materiais de alta qualidade como Alcantara e couro
O sistema de escape do GT3 RS é especialmente projetado para proporcionar um som visceral e inconfundível, que se tornou uma das assinaturas da linha GT3
Equipado com freios de cerâmica de carbono, o GT3 RS oferece uma capacidade de frenagem superior, suportando altas temperaturas e reduzindo o desgaste em condições extremas de corrida.
Inclui tecnologias de ponta como o Porsche Active Suspension Management (PASM), que ajusta a suspensão em tempo real para otimizar o desempenho e o conforto.
Cada geração do GT3 RS é produzida em quantidades limitadas, tornando-o um item de colecionador e altamente desejado entre entusiastas e aficionados por carros esportivos.