Jeep Compass 2026 chega com até 375 cv e nova plataforma para bater chineses

O Jeep Compass 2026 chega ao Brasil com a missão de reconquistar a liderança perdida para concorrentes chineses e o Toyota Corolla Cross. O modelo continua posicionado como uma das principais opções no segmento de SUVs médios no Brasil, mas agora com uma arma poderosa: a terceira geração completa construída sobre a revolucionária plataforma STLA Medium.
A produção acontece na fábrica de Goiana, em Pernambuco, com lançamento previsto para o final de 2026 ou início de 2027. Até lá, o Compass 2026 chega com redução de até R$ 20 mil nas versões atuais, com preços partindo de R$ 169.990.

Design que impressiona antes mesmo de ligar o motor
O visual do Compass 2026 abandona as curvas suaves. A nova geração traz linhas retas e brutalistas, com frente dominada por faróis mais estreitos e retangulares integrados à grade de sete fendas. Nas versões elétricas, a grade é fechada para melhorar a aerodinâmica.

O SUV cresceu significativamente: são 4,55 metros de comprimento (13 cm a mais que o modelo atual), 1,89 m de largura (8 cm extras) e 2,77 m de entre-eixos (11 cm adicionais). A traseira recebeu lanternas afiladas conectadas por barra de LED e o logo “JEEP” iluminado.
Os ângulos de ataque melhoraram. Nas versões com tração integral, os ângulos de entrada e saída chegam a 27 e 31 graus, permitindo enfrentar trilhas e obstáculos com maior facilidade. O Compass pode atravessar trechos alagados de até 47 cm de profundidade.
O coeficiente de arrasto foi reduzido para menos de 0,29, tornando-o o Jeep mais aerodinâmico já produzido. Isso impacta diretamente no consumo e no silêncio interno.

Interior salta para o futuro com telas de até 16 polegadas
A cabine do Compass 2026 representa um salto tecnológico. O destaque fica para a tela multimídia horizontal de 16 polegadas nas versões topo de linha, rodando o sistema Uconnect 5 com processamento quatro vezes mais rápido e atualizações remotas (OTA).
O painel de instrumentos digital tem 10,25 polegadas totalmente configurável, com mapas 3D integrados. O console central elevado substitui a alavanca de câmbio por um seletor giratório, liberando espaço para compartimento de 34 litros.

Os materiais subiram de patamar. A Jeep apostou em tecidos reciclados de alta qualidade, superfícies soft-touch nas portas traseiras e acabamento premium. As versões superiores oferecem bancos com ventilação, aquecimento e massagem.
O espaço traseiro foi corrigido. Os passageiros ganham 5,5 cm extras para as pernas, resolvendo uma das maiores críticas da geração anterior. O porta-malas saltou de 475 para 550 litros, com abertura elétrica e sensores de proximidade.
O sistema de Head-Up Display projeta informações de navegação e alertas ADAS diretamente no para-brisa. A condução semiautônoma Nível 2+ permite manter o carro centralizado na faixa e executar ultrapassagens sugeridas pelo sistema.

Motores que combinam eletrificação com realidade brasileira
A estratégia de motorização do Compass 2026 é complexa e adaptada ao mercado nacional. A maioria das versões do Compass 2026 têm o motor 1.3 T270 flex de 176 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas e tração dianteira.
A versão topo de linha Blackhawk sai da fábrica de Goiana (PE) com motor 2.0 turbo a gasolina com 272 cv e 40,8 kgfm de torque. Este motor Hurricane acelera de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos.
Para a nova geração com plataforma STLA Medium, espera-se a combinação do motor Turbo Flex com sistemas híbridos leves (MHEV 48V) ou híbridos plenos (HEV). O híbrido plug-in 4xe evolui para entregar 195 cv combinados, com bateria maior proporcionando autonomia elétrica real superior a 80 km.
A grande novidade são as versões 100% elétricas. A entrada oferece 213 cv com tração dianteira. A topo de linha AWD entrega absurdos 375 cv, com motor traseiro dedicado gerando 3.100 Nm de torque nas rodas após redução. As baterias de até 98 kWh permitem autonomia de até 650 km no ciclo europeu.
O sistema Selec-Terrain agora gerencia entrega de torque elétrico instantâneo. Sem eixo cardã físico, o controle de tração entre os eixos é digital, reagindo em milissegundos.
Ficha Técnica – Motor 1.3 T270 Flex
| Especificação | Dados |
|---|---|
| Tipo de Motor | 1.3 Turbo Flex (4 cilindros em linha) |
| Cilindrada | 1.332 cm³ |
| Potência Máxima | 176 cv a 5.750 rpm |
| Torque Máximo | 27,5 kgfm (270 Nm) a 1.850 rpm |
| Alimentação | Injeção direta + turbocompressor |
| Combustível | Flex (gasolina/etanol) |
| Consumo Médio | 10,1 km/l (gasolina) / 7,3 km/l (etanol) – cidade |
| Consumo Rodovia | 12 km/l (gasolina) / 8,6 km/l (etanol) |
| Transmissão | Automática 6 marchas |
| Tração | Dianteira (FWD) |
| Aceleração 0-100 | 9,8 segundos |
| Velocidade Máxima | 195 km/h (estimada) |
| Emissões | Proconve L8 |

Compass 2026 versus os rivais diretos
O Compass é mais espaçoso que o Corolla Cross?
Sim. O novo Compass já começou a ser vendido por 41 mil euros (cerca de R$ 264 mil) na Europa e mede 4,55 m de comprimento contra 4,43 m do Toyota. O entre-eixos de 2,77 m supera os 2,64 m do japonês. O porta-malas de 550 litros é maior que os 487 litros do Corolla Cross. Em espaço bruto, o Jeep vence com folga.
Qual tem mais potência: Compass ou Haval H6?
O GWM Haval H6 PHEV34 continua imbatível em potência bruta, entregando 393 cv combinados. O Compass elétrico topo de linha responde com 375 cv. Nas versões a combustão, o Compass Hurricane 2.0 (272 cv) perde para o Haval 1.5 Turbo híbrido. Em aceleração pura, o chinês ainda leva vantagem.
O Compass 2026 supera o BYD Song Plus em autonomia elétrica?
Depende da versão. A nova versão Premium traz a bateria Blade de 26,6 kWh, elevando a autonomia elétrica do Song Plus para cerca de 87 km no ciclo PBEV. O Compass híbrido plug-in 4xe promete mais de 80 km. Nas versões 100% elétricas, o Compass com bateria de 98 kWh alcança até 650 km, muito superior ao Song Plus que não tem versão puramente elétrica.
Vale mais a pena que o Volkswagen Taos?
Em praticamente tudo. O Taos 2026 mantém o motor 1.4 TSI de apenas 150 cv, enquanto o Compass oferece de 176 cv (T270) até 272 cv (Hurricane). O Compass tem tração 4×4 real, ausente no Taos brasileiro. As telas do Jeep (até 16 polegadas) superam as do VW. O único ponto favorável ao Taos é a dirigibilidade de sedã e o histórico de qualidade VW.
Qual custa menos para manter: Compass ou Corolla Cross?
O Toyota Corolla Cross XR mostra números mais eficientes, com consumo de 11,2 km/l na cidade e 13 km/l na estrada com gasolina. O Compass T270 faz 10,1 km/l e 12 km/l, respectivamente. Em manutenção, a Toyota historicamente oferece custos menores e maior durabilidade. Para quem prioriza economia no longo prazo, o Corolla Cross ainda vence.
Vale a pena esperar pelo Compass 2026 com plataforma STLA?
O Jeep Compass 2026 atual já traz tecnologia avançada e preços mais competitivos com as reduções de até R$ 20 mil. Porém, a nova geração com reorganização das versões e ampliação de recursos de conectividade e assistência ao condutor representa uma evolução completa.
Se você precisa trocar de carro agora, as versões atuais com os novos pacotes Tech e Premium oferecem excelente custo-benefício. Mas se pode esperar até o final de 2026, a nova geração com plataforma STLA Medium justifica a paciência: mais espaço, tecnologia superior e opções eletrificadas que os concorrentes chineses não conseguem igualar em capacidade off-road.
O Compass deixou de ser apenas mais um SUV médio para se tornar a resposta tecnológica da Stellantis ao domínio chinês, mantendo o DNA Jeep que nenhum rival possui.
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Danniel Bittencourt
Criador de conteúdo automotivo e entusiasta de carros, compartilhando experiências e novidades do setor.
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