Carros Bem Montados

Um clássico modernizado: F-100 Merlow 1956 com 750 HP impressiona

Conheça a Merlow, uma F-100 Small Window 1956 com 750 HP: design retrô, interior moderno e performance de super-truck. 

A Merlow é uma Ford F-100 Small Window de 1956 restaurada e modificada por Fat Fender Garage que foge do comum. Mistura charme clássico dos anos 50 com força e precisão de máquina moderna. Se você gosta de carro antigo, mas que acelera forte, ela entrega isso.

O ponto alto é o motor Coyote Gen 3 com supercharger Whipple 3.0 L, gerando 750 HP, emparelhando com transmissão automática de 10 marchas. Mas não é só potência bruta: a Merlow foi feita para ser dirigida todos os dias, com conforto, acabamento artesanal e muitos detalhes.

Neste artigo vamos explorar tudo: o exterior, o interior, a parte mecânica, comparações com rivais diretos, pontos fracos, e o que aprender podemos tirar dessa obra sobre rodas. Vai conhecer cada detalhe, ver ficha técnica, saber no que ela brilha e onde peca.

Aparência geral e pintura sedutora

A lataria da Merlow exibe acabamento BASF bordô com perolização. Essa pintura não é uniforme: conforme a luz, muda de um vinho profundo para um vermelho cereja vibrante. Esse efeito chama atenção em encontros, mostra cuidado extremo na preparação.

O chassis é Porterbuilt rebaixado em cerca de 4 polegadas do chão. Essa modificação dá presença visual: a Merlow aparenta “grudar” no solo. Para completar, para-lams alargados recebem rodas largas traseiras, equilibrando visual agressivo com proporção clássica.

As rodas são AG Luxury três-peças com hardware aparente e acabamento escuro. Na frente os pneus são 245/40-20, atrás 345/30-20. O conjunto roda/pneu se destaca, promete aderência e imponência estética.

Há elementos modernos de design externo: faróis e lanternas com inspiração GT própria, espelhos de fibra de carbono customizados, roll pan traseiro com difusor integrado, ponteiras de escapamento cerakote. Tudo ajuda ao visual refinado, preparando espaço para performance.

Ponto positivo do exterior: O acabamento de pintura com perolização e o rebaixo harmonizam estética de carro retrô com agressividade moderna de forma muito equilibrada.
Ponto negativo do exterior: O rebaixamento de 4 polegadas e rodas largas podem comprometer trafegar em ruas com irregularidades; clearance pode ser um problema prático.

Estrutura, dimensões e detalhes artesanais

A caçamba traz madeiras de mogno da Costa Rica, escolhidas por veios marcantes sem muitos nós. Esse trabalho de marcenaria contrasta com o aço e cria charme artesanal. O acabamento das madeiras mistura tons vermelho e carvão, combinando com a lataria.

Os espelhos de fibra de carbono e roll pan traseiro mostram que muitos componentes foram feitos “em casa”, customizados pela oficina. Mostram coerência no projeto: visual, materiais e execução seguem a mesma visão estética.

Os mini tubs no assoalho da caçamba foram incorporados para permitir a largura das rodas traseiras. Isso exige modificação estrutural, reforços, mas o efeito visual e de ajuste de roda/roda ficam muito bons.

Também se percebe atenção a detalhes menores: hardware aparente das rodas, acabamento escuro contrastante, ponteiras cerakote. Esses detalhes demonstram zelo e estilo, elevando o carro além de restauração simples.

Ponto positivo nesta parte estrutural e de detalhes: A combinação de artesanato (caçamba em madeira) com performance visual, rodas largas e acabamento de alta qualidade.
Ponto negativo nesta parte: Complexidade de manutenção desses componentes ‘personalizados’ pode ser alta, custo elevado para restauro ou reposição de peças específicas.

Conforto, equipamentos e estilo moderno

A Merlow inseriu bancos elétricos de Mustang GT 2018, estofados ao estilo Ferrari com costuras e detalhes em cinza. Isso oferece boa ergonomia, ajuste e conforto para dirigir, além de elevar o visual interno.

Painel digital Dakota, display de 10 polegadas Sony, ar-condicionado estilo RestoMod (moderno mas mantendo referências clássicas) compõem o ambiente tecnológico. Volante Sparc Industries em couro personalizado reforça sensação de novidade.

Outros itens como push-button start, freio de estacionamento elétrico, tapetes “GT 100” exclusivos completam a ambientação. São detalhes funcionais e visuais que mostram que o carro não é só show: ele pode ser usado, viajado, aproveitado.

Ponto positivo do interior: Harmonia entre conforto moderno e estética clássica; muitos equipamentos atuais que melhoram a usabilidade sem perder charme antigo.
Ponto negativo do interior: Alguns componentes modernos (bancos de Mustang, display, volante) podem destoar para puristas que preferem originalidade integral; acabamento artesanal exige manutenção específica.

Ergonomia, acabamento e usabilidade

Os bancos elétricos permitem ajustes finos, essenciais dado o rebaixamento do carro: altura, posição, visibilidade. Isso ajuda motorista a se sentir bem mesmo com visual baixo e capô longo. Estofado estilo Ferrari dá toque de luxo, visual refinado.

O painel digital Dakota oferece informações modernas de forma clara. A tela de 10 polegadas funciona para multimídia, navegação, provavelmente versa sobre câmera ou sensores se adaptados. Isso facilita uso diário.

Volante personalizado em couro, interior costurado à mão, combinações de materiais de madeira, couro, fibra de carbono demonstram diversidade de texturas. Esse mix torna o interior atraente visualmente e rico em sensações táteis.

Mas há trade-off: isolamento acústico pode ser menor em carros deste tipo, vibração do motor potente pode invadir cabine; acabamento artesanal exige cuidados, pode envelhecer se usado sob condições duras.

Potência, motor, mecânica e consumo em geral

Aqui entra o que muitos querem saber: o que há sob o capô, quanto custa manter, quanto pode consumir, como se comporta em uso real.

O motor é Coyote Gen 3 original de fábrica, sobrealimentado por supercharger Whipple 3.0 L. Essa combinação gera ~ 750 HP. A transmissão é automática de 10 marchas, que ajuda a distribuir torque de modo suave e eficaz, reduzindo saltos abruptos e desgaste.

O chassi é Porterbuilt, rebaixado 4 polegadas. Suspensão ajustada para curvas com estabilidade “rails on rails”: ou seja, você sente firmeza, carro responde bem em curvas, pouca rolagem da carroceria. Freios Wilwood oferecidos para segurar o conjunto potente. Diferencial Currie usado para transmitir torque adequado às rodas largas traseiras.

O consumo não foi explicitado no dado que você me enviou, mas com 750 HP, supercharger, rodas largas, rebaixamento, podemos estimar que o uso urbano será bastante “beberrão”. Em estrada, se mantido regime moderado, pode conseguir algum rendimento, mas certamente estará abaixo de carros convencionais ou clássicos pouco modificados. Manutenção será pesada: componentes feitos internamente, peças especiais, ajuste, pintura, etc.

Informações Técnicas
ItemDescrição
MotorCoyote Gen 3 + Supercharger Whipple 3.0 L
Potência~ 750 HP
TransmissãoAutomática de 10 marchas
SuspensãoAjustada para curvas, estabilidade “rails on rails”
FreiosWilwood
DiferencialCurrie
Rodas / Pneus (frente)AG Luxury 20″ / 245/40-20
Rodas / Pneus (traseira)AG Luxury 20″ / 345/30-20
Rebaixamento~ 4 polegadas do chão
CaçambaMadeira de mogno (Costa Rica), veios marcantes
InteriorBancos Mustang GT 2018, painel digital, volante personalizado, etc.
Vídeo

O Que Tiramos Dessa Análise

A Merlow é um projeto que entrega exatamente o que promete: uma F-100 Small Window clássica completamente transformada. Ela vai além de restauração estética, incorpora performance, artesanato, estilo e modernidade.

Para quem valoriza originalidade + potência + exclusividade, é uma escolha excepcional. Mas isso tem custo: em uso diário, em manutenção, em conforto relativo. Nem todo dono de carro clássico vai querer esse nível de intervenção, nem todas as ruas vão permitir aproveitar tudo.

Se você sonha em dirigir uma peça única que junta charme dos anos 50 com capacidade de carro moderno, a Merlow mostra como isso pode ser atingido. Se busca algo mais cômodo, prático ou originalidade intacta, talvez projetos menos agressivos sejam mais adequados.

Foto de Danniel Bittencourt

Danniel Bittencourt

Criador de conteúdo automotivo e entusiasta de carros, compartilhando experiências e novidades do setor.

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *