
Chrysler 300 Hurst 1970: um muscle car raro que virou peça de colecionador
O Chrysler 300 Hurst 1970 é um dos muscle cars mais curiosos da sua época. Produzido em pequena escala, misturava luxo e potência em um pacote imponente que acabou se tornando raridade. Hoje, é lembrado como um carro de nicho, pouco conhecido, mas muito valorizado entre colecionadores.
História do Chrysler 300 Hurst
Lançado em 1970, o 300 Hurst foi pensado como uma espécie de homenagem à famosa série Chrysler 300 Letter, que havia sido descontinuada em 1965. A Chrysler se uniu à Hurst, conhecida pelos câmbios manuais de alto desempenho, mas o carro em si não recebeu esse componente.
Foram fabricadas apenas cerca de 485 unidades, o que explica sua raridade atual. O modelo não teve grande campanha de marketing, e por isso muitos sequer sabiam da sua existência na época.
Modelos de destaque
O 300 Hurst era oferecido apenas na carroceria cupê, sempre pintado em dois tons: creme e bronze. O motor era um V8 440 ci (7.2 litros) com 375 cavalos de potência, acompanhado por detalhes exclusivos como:
Capô e tampa do porta-malas em fibra de vidro.
Spoiler traseiro de caráter mais estético que funcional.
Interior luxuoso com bancos individuais de couro retirados do Chrysler Imperial.
Painel em tom marrom claro, rádio AM/FM e toca-fitas de 8 faixas.
O carro no geral
Na prática, o Chrysler 300 Hurst era um muscle car de luxo: forte, grande e chamativo, mas também pesado e pouco prático. Em 1970, o mercado já estava se afastando desse tipo de carro, o que explica as vendas baixas. Hoje, o modelo é visto como uma mistura de dinossauro sobre rodas e tesouro de colecionador, já que poucos sobreviveram em boas condições.
Concorrentes da época
Na virada dos anos 70, o 300 Hurst disputava espaço com outros muscle cars de luxo. Veja a comparação de potência com rivais diretos:
Pontiac Grand Prix SJ 1970 – V8 455 ci, 370 cv
Ford Thunderbird 1970 – V8 429 ci, 360 cv
Buick Riviera GS 1970 – V8 455 ci, 370 cv
Oldsmobile Toronado 1970 – V8 455 ci, 375 cv
O Hurst se mantinha competitivo em força, mas seu porte avantajado e baixa produção limitaram seu apelo no mercado.
5 pontos negativos do Chrysler 300 Hurst
Peso elevado – afetava aceleração e consumo.
Consumo alto – típico de V8 grande, gastava muito combustível.
Pouca divulgação – quase não foi anunciado, o que reduziu vendas.
Mercado limitado – luxo combinado a desempenho não era tendência em 1970.
Baixa produção – peças de reposição e exemplares são raríssimos hoje.
Ficha técnica Chrysler 300 Hurst 1970
Especificação | Detalhes |
---|---|
Motor | V8 440ci (7.2L) TNT |
Potência | 375 cv |
Torque | 480 lb-ft (aprox.) |
Transmissão | Automática TorqueFlite de 3 marchas |
Tração | Traseira |
Peso aproximado | 2.000 kg |
Carroceria | Cupê de 2 portas |
Cores disponíveis | Creme e bronze (única combinação) |
Produção total estimada | 485 unidades |
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