
AMC Javelin: O Rival Esquecido dos Pony Cars
A História do AMC Javelin
Em 1968, a American Motors Corporation decidiu entrar de vez na briga dos pony cars, segmento dominado por Ford Mustang, Chevrolet Camaro e Pontiac Firebird. O resultado foi o AMC Javelin, um cupê esportivo de linhas agressivas, preço competitivo e boa variedade de motores.
Projetado também por Richard A. Teague, o Javelin tinha proporções equilibradas, capô longo e traseira curta, mas oferecia quatro lugares, tornando-o mais prático que o AMC AMX. A AMC apostou em estilo, desempenho e custo-benefício para conquistar jovens compradores — e até se aventurou nas pistas da Trans-Am Series, onde o Javelin obteve vitórias importantes no início dos anos 70.
Modelos e Destaques
1968–1970 – Primeira Geração
Motores variando de seis cilindros em linha até V8 390 (6.4L).
Design limpo e esportivo, com opções de acabamento SST mais luxuosas.
Participação inicial nas corridas da SCCA Trans-Am.
1971–1974 – Segunda Geração
Redesenho completo, com carroceria mais larga e musculosa.
Introdução do motor V8 401 (6.6L) como topo de linha.
Sucesso nas pistas: campeonatos da Trans-Am em 1971 e 1972 com a equipe de Roger Penske e Mark Donohue.
Versões especiais como o Javelin AMX (agora com quatro lugares).
O AMC Javelin no Imaginário dos Fãs
Apesar de nunca ter vendido tanto quanto Mustang ou Camaro, o Javelin conquistou um nicho fiel. Hoje, é valorizado por colecionadores justamente por ser mais raro, ter design marcante e um histórico de competição respeitável.
Ficha Técnica – AMC Javelin AMX 401 (1971)
Especificação | Detalhe |
---|---|
Motor | V8 401 in³ (6.6 L) carburador de 4 corpos |
Potência | 330 cv (SAE bruta) |
Torque | ~59 kgfm |
Transmissão | Manual de 4 marchas ou automática de 3 marchas |
Tração | Traseira |
Peso | ~1.560 kg |
0–100 km/h | ~6,8 s |
1/4 de milha | ~15,0 s a 150 km/h |
Velocidade Máxima | ~200 km/h |
Produção total (1968–1974) | ~284.000 unidades |
Pontos Negativos do AMC Javelin
Rede de concessionárias AMC menor que a das rivais, dificultando manutenção e peças.
Valor de revenda historicamente mais baixo que Mustang e Camaro.
Consumo elevado nas versões V8 grandes.
Menor variedade de acessórios e personalizações de fábrica em comparação aos concorrentes.
Alguns modelos com motores menores tinham desempenho aquém da imagem esportiva.
Compartilhe:
Recomendamos


Corvette C5 — se junta à galeria dos carros mais hypados
Descubra tudo sobre o Corvette C5: sua história, inovações, versões esportivas, curiosidades e respostas para as principais dúvidas dos fãs e entusiastas. Um guia completo


Zagato Lança Seu Primeiro Hipercarro: Capricorn 01 Custa R$ 17 Milhões
O novo Capricorn 01 Zagato une engenharia alemã e design italiano em um hipercarro analógico. Com motor V8 de 900 cv, câmbio manual e foco


Honda S2000 — se junta à galeria dos carros mais hypados
Revivemos a lenda do Honda S2000! Descubra a história do roadster de alta rotação, explore 10 curiosidades incríveis e veja respostas para as 5 perguntas


Toyota Supra MK5 — se junta à galeria dos carros mais hypados
Conheça tudo sobre o Toyota Supra MK5: história completa, especificações técnicas, curiosidades fascinantes e as principais perguntas sobre este esportivo lendário que conquistou o mundo.


WR-V 2026 vale o preço? análise completa e ficha técnica
Honda WR-V 2026: visual renovado, motor 1.5 i-VTEC de 126 cv, Honda Sensing de série e 458 litros de porta-malas. Ficha técnica completa, comparativo e


MG EXE181 Concept O carro com coeficiente de arrasto mais baixo do mundo
O MG EXE181 Concept resgata o lendário “Roaring Raindrop” com aerodinâmica absurda. Descubra tudo sobre o design, ficha técnica, desempenho de 1,9s de 0-100 km/h