Carros Bem Montados

AMC Gremlin

AMC Gremlin: O Compacto Excêntrico que Dividiu Opiniões

A História do AMC Gremlin

Lançado em 1º de abril de 1970 (sim, no Dia da Mentira), o AMC Gremlin foi a resposta da American Motors à crescente demanda por carros compactos nos EUA, impulsionada pela crise do petróleo e pela concorrência de modelos importados como o Volkswagen Fusca e o Toyota Corolla.

O Gremlin foi desenvolvido rapidamente a partir da plataforma do AMC Hornet, com a traseira abruptamente cortada para criar um hatchback de duas portas. O design inusitado, assinado por Richard A. Teague, gerou reações extremas: alguns acharam ousado e moderno, outros o consideraram desproporcional e até “feio”.

Apesar das críticas, o Gremlin vendeu bem, especialmente nos primeiros anos, e ajudou a AMC a se manter competitiva no segmento de entrada.

 

Modelos e Destaques

1970–1972 – Primeiros Anos

  • Motores de seis cilindros em linha (3.3L e 3.8L) e opção de V8 304 in³ (5.0L).

  • Interior simples e preço acessível.

  • Design marcante com traseira “cortada” e capô longo.

1973–1978 – Atualizações e Sobrevivência

  • Pequenas mudanças estéticas e melhorias de segurança.

  • Introdução de motores mais econômicos para enfrentar a crise do petróleo.

  • Versões especiais como o Gremlin X, com acabamento esportivo.

 

O AMC Gremlin no Imaginário dos Fãs

O Gremlin é lembrado como um carro que ousou ser diferente. Hoje, é valorizado por colecionadores justamente por seu visual excêntrico e por representar uma época em que a AMC não tinha medo de arriscar.

 

Ficha Técnica – AMC Gremlin X V8 (1972)

EspecificaçãoDetalhe
MotorV8 304 in³ (5.0 L) carburador de 2 corpos
Potência150–150+ cv (SAE líquida)
Torque~36 kgfm
TransmissãoManual de 3 ou 4 marchas, automática de 3 marchas opcional
TraçãoTraseira
Peso~1.250 kg
0–100 km/h~9,5 s
1/4 de milha~17,0 s
Velocidade Máxima~160 km/h
Produção total (1970–1978)~671.475 unidades
 
 

Pontos Negativos do AMC Gremlin

  • Design polêmico, que afastou parte dos compradores.

  • Espaço interno e porta-malas limitados.

  • Acabamento simples, com poucos recursos de conforto.

  • Desempenho modesto nas versões de seis cilindros.

  • Baixa estabilidade em curvas rápidas devido à curta distância entre-eixos.

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