Carros Bem Montados

AMC Javelin

AMC Javelin: O Rival Esquecido dos Pony Cars

A História do AMC Javelin

Em 1968, a American Motors Corporation decidiu entrar de vez na briga dos pony cars, segmento dominado por Ford Mustang, Chevrolet Camaro e Pontiac Firebird. O resultado foi o AMC Javelin, um cupê esportivo de linhas agressivas, preço competitivo e boa variedade de motores.

Projetado também por Richard A. Teague, o Javelin tinha proporções equilibradas, capô longo e traseira curta, mas oferecia quatro lugares, tornando-o mais prático que o AMC AMX. A AMC apostou em estilo, desempenho e custo-benefício para conquistar jovens compradores — e até se aventurou nas pistas da Trans-Am Series, onde o Javelin obteve vitórias importantes no início dos anos 70.

 

Modelos e Destaques

1968–1970 – Primeira Geração

  • Motores variando de seis cilindros em linha até V8 390 (6.4L).

  • Design limpo e esportivo, com opções de acabamento SST mais luxuosas.

  • Participação inicial nas corridas da SCCA Trans-Am.

1971–1974 – Segunda Geração

  • Redesenho completo, com carroceria mais larga e musculosa.

  • Introdução do motor V8 401 (6.6L) como topo de linha.

  • Sucesso nas pistas: campeonatos da Trans-Am em 1971 e 1972 com a equipe de Roger Penske e Mark Donohue.

  • Versões especiais como o Javelin AMX (agora com quatro lugares).

 

O AMC Javelin no Imaginário dos Fãs

Apesar de nunca ter vendido tanto quanto Mustang ou Camaro, o Javelin conquistou um nicho fiel. Hoje, é valorizado por colecionadores justamente por ser mais raro, ter design marcante e um histórico de competição respeitável.

 

Ficha Técnica – AMC Javelin AMX 401 (1971)

EspecificaçãoDetalhe
MotorV8 401 in³ (6.6 L) carburador de 4 corpos
Potência330 cv (SAE bruta)
Torque~59 kgfm
TransmissãoManual de 4 marchas ou automática de 3 marchas
TraçãoTraseira
Peso~1.560 kg
0–100 km/h~6,8 s
1/4 de milha~15,0 s a 150 km/h
Velocidade Máxima~200 km/h
Produção total (1968–1974)~284.000 unidades
 
 

Pontos Negativos do AMC Javelin

  • Rede de concessionárias AMC menor que a das rivais, dificultando manutenção e peças.

  • Valor de revenda historicamente mais baixo que Mustang e Camaro.

  • Consumo elevado nas versões V8 grandes.

  • Menor variedade de acessórios e personalizações de fábrica em comparação aos concorrentes.

  • Alguns modelos com motores menores tinham desempenho aquém da imagem esportiva.

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